Abajur

Para quem quer iluminar e ainda deixar a casa mais aconchegante e estilosa, o abajur é uma excelente opção. Versátil, o abajur de chão pode ser usado em diversos ambientes e não precisa de móvel para apoiar.


O abajur é um acessório decorativo funcional para casa. O melhor é que a peça pode ser posicionada em qualquer cômodo do lar, da sala de estar à varanda.


Por isso, escolher um modelo que combine com você e com a decoração de casa é o primeiro passo para garantir ambientes aconchegantes e mais bonitos.


Abajures de chão: como usar em casa?


Para acertar na composição dos ambientes com os abajures, vale sempre prestar atenção aos seus tamanhos. A dica é equilibrar o tamanho do abajur de mesa de acordo com a dimensão da mesa que servirá de suporte. O modelo de tomada é uma excelente opção como abajur para quarto, e ajuda a manter uma iluminação mínima no ambiente.


Para o caso de abajur de chão moderno que será disposto nas salas de TV, lembre-se de colocá-los nas extremidades do ambiente para não atrapalhar a visão dos usuários e as conversas paralelas.


Feito isso, é hora de avaliar a decoração do espaço em que deseja colocar o item para acertar na escolha. Se o seu objetivo for criar pontos de destaque, invista em um com cúpula de abajur escura para um décor marcante.


Para uma decoração suave e clássica, o ideal é um abajur de mesa branco ou claro, delicado e discreto. As opções de abajures nudes são ótimos investimentos para quem busca por uma decoração mais minimalista.


Decorando com abajur para quarto


Os abajures para quarto ajudam a criar um ar mais intimista e auxiliam com um foco de luz para leitura, escolha das roupas ou até mesmo para elevar a sensação de relaxamento no ambiente. Para conseguir estas vantagens, você pode posicionar um abajur de mesa de cabeceira ao lado da cama.


Na hora de escolher o abajur de quarto, pense em um tamanho que seja proporcional ao espaço e que você tenha disponível para colocá-lo. Para ajudar, você pode sempre checar o material da cúpula de abajur e lembrar que, quanto mais fino o material, maior a claridade que ele irá produzir.


Caso vá usar num cômodo para o casal, opte por um par de abajur para quarto casal. Um abajur de cabeceira com lâmpada de LED para quarto ou um abajur de parede pequeno, pode ser uma boa opção para essa proposta.



Qual o melhor abajur de mesa ou de pé?


Não existe um melhor modelo de abajur de quarto ou sala. O mais importante é garantir que o produto combine com a decoração e não atrapalhe ou deixe o ambiente exagerado.


Para quem tem espaço de sobra em casa e quer complementar ambientes de maneira assertiva, o abajur de pé é a opção certa. Esse modelo fica ótimo nos cantinhos do lar, iluminando e trazendo mais beleza e conforto para a área interna. Colocá-lo como abajur para salaao lado do sofá ou poltrona, como um ponto de iluminação indireta.


O abajur de mesa é o mais tradicional. Ele é geralmente usado como abajur para quarto, sobre a mesa de cabeceira, junto a outros acessórios decorativos. Mas, engana-se quem pensa que o acessório só combina com a decoração clássica! Na verdade, esse modelo possui uma série de variações e estilos, para todos os gostos.


No quarto dos pequenos, o abajur infantil ajuda a criar um ambiente aconchegante. Além de que existem diversos modelos para esse espaço que ocupam pouco espaço, como o mini-abajur ou abajur de parede, para trazer uma segurança à criança.


Escolher um abajur não precisa ser difícil. Aqui na WestwingNow você confere um catálogo completo, com modelos variados para todos os gostos e estilos.

195 Produtos
Ordenar por

Em qual cômodo colocar abajur de chão?

O abajur para sala ou quarto casal é um item que pode se adaptar dentro da decoração. No entanto, dependendo do cômodo é preciso tomar alguns cuidados na hora da instalação para garantir um bom uso.

Você pode posicioná-lo ao lado ou sobre diversos móveis, quando estivermos falando do abajur de mesa pequeno. Há também a possibilidade de usar um abajur de parede para quarto otimizando o espaço.

Como usar abajur de quarto?

O abajur quarto fica ótimo em qualquer cantinho, conforme o seu formato. Os modelos de mesa, por exemplo, podem ser posicionados sobre a mesa de cabeceira ou na penteadeira. A única atenção aqui é com relação às lâmpadas.

No abajur de cabeceira, lâmpadas amarelas são as mais indicadas, porque transmitem a sensação de aconchego e acolhimento. Já na penteadeira, móvel usado para passar maquiagens e cuidar da pele, o ideal é investir em lâmpadas brancas, responsáveis por gerar atenção.

Para o abajur de tomada para quarto casal, é recomendado que se utilize um par de itens. Assim, você tem um abajur tanto de um lado quanto do outro, facilitando as atividades do casal e entra em harmonia com a decoração. Os modelos de abajur cristal e abajur moderno são opções para esse cômodo.

Abajur para quarto infantil

As luminárias e abajures infantis são um pouco diferentes das tradicionais para quartos de casal e salas de estar. Isso porque, para uma criança, esses abajures têm que ser mais divertidos e lúdicos.

Assim, se você tem filhos, compre um abajur para quarto infantil conforme a faixa etária da criança e com estampas de animais ou personagens que ela goste. É muito importante o diálogo com a criança para entender suas preferências e acertar no abajur infantil ideal!

O mini-abajur de tomada com formato de bichinhos ou personagens, é uma opção divertida para manter um foco de luz durante o sono dos pequenos. O abajur para quarto de bebê branco também pode ajudar a complementar o espaço.

Abajures de mesa para escritório

Ao dispor o abajur moderno ou grande no seu espaço de trabalho, é preciso posicioná-lo no lugar certo para não atrapalhar seu desempenho. Por exemplo, se estiver sentado no computador, o ideal é posicioná-lo atrás ou ao lado da tela.

Dessa forma, você terá uma luz mais agradável e que permite que o trabalho seja realizado sem nenhum problema. Vale também se certificar para que a luz não reflita a tela, evitando assim os danos aos olhos, o abajur de mesa preto, pode ser a melhor opção para isso.

Abajur para sala de estar

O abajur de chão para sala luxuoso, por sua vez, é perfeito para a sala de estar e hall de entrada. Para acertar na harmonia dos espaços, vale combinar as luminárias com o restante da decoração através das cores, materiais ou texturas.

Uma dica é colocar o abajur de madeira de tomada na mesa de centro, lateral ou até mesmo no aparador. Já na sala TV, a melhor saída é apostar nos modelos com cúpulas mais escuras, como o abajur de pé para sala preto, para conseguir criar um efeito mais aconchegante.

Você também pode utilizar um abajur de mesa pequeno sobre uma mesa de canto em salas de jantar para deixar o ambiente mais bonito com uma iluminação intimista. O abajur de parede rústico pode trazer um toque especial para a decoração. Já para ter esse ar intimista, o abajur de chão branco é o ideal.

Modelos de abajur de pé para casa

Agora que você já sabe como usar seu novo abajur e como decorar a casa com o acessório, confira alguns dos principais modelos:

  • Abajur de lua: um modelo moderno e criativo. Nele se une a madeira rústica e uma cúpula em formato de lua, a lâmpada para abajur é, geralmente, amarelada.
  • Abajur de madeira: esse modelo é um abajur rústico. Ideal para casas com decoração moderna, rústica e até mesmo boho. Basta verificar quais são as principais cores no cômodo e garantir que tudo orne.
  • Abajur cerâmica: esse é outro tipo de abajur clássico. Ele fica lindo sobre a mesa lateral na sala ou na mesa de cabeceira, no quarto.
  • Abajur cristal: quem procura um modelo refinado e clássico deve investir nesse acessório. O abajur de cristal é elegante, capaz de elevar o rigor de qualquer cômodo.
  • Abajur de vidro: os abajures feitos em vidro combinam com todos os estilos decorativos. Os modelos transparentes são ideais para ambientes menores, pois, como não possuem cores, não atrapalham a visualização do cômodo.

Tipos de abajures

Há diversos tipos de abajures e cada um possui características próprias que influenciam diretamente nos ambientes. Pensando nisso, separamos os principais para facilitar no seu processo de escolha.

  • O abajur de chão é um tipo que vem ganhando popularidade e espaço nas casas brasileiras. Ele garante uma iluminação especial, deixando os ambientes com clima mais agradável e acolhedor. Além disso, ele ajuda a personalizar a decoração, tornando-se o grande destaque, principalmente para o caso dos modelos com cúpulas coloridas. Para ficar ainda melhor, os abajures de chão podem ser encontrados em diversos modelos, facilitando na hora de combiná-los com o estilo do seu ambiente.
  • Os abajures de parede são ideais para quem quer promover uma iluminação indireta com um bonito sombreado na parede, sem deixar o espaço muito claro. Eles são indicados, principalmente, para um cantinho de leitura, como abajur de parede para quarto na cabeceira da cama ou até mesmo na sala de estar, próximo ao sofá ou poltrona aconchegante.
  • Por fim, mas não menos importantes, os abajures de mesa são essenciais para criar iluminação para os momentos de leitura e trabalho, e também para enfeitar ambientes. Eles são capazes de valorizar a decoração, combinando perfeitamente com o estilo do cômodo.
  • Já os abajures Tiffany são muito famosos no mundo da decoração. Criados em 1895 pelo designer norte-americano Louis Comfort Tiffany, eles são feitos em vitrais envolvidos com fibras de cobre estanhadas e soldadas. Este abajur de mesa para sala é um verdadeiro clássico na decoração e inspirado pelo estilo estético Art Nouveau, sendo assim, presença obrigatória nas casas mais sofisticadas.

Abajur de pé ou de mesa: por que comprar?

O abajur é um dos itens de iluminação indispensáveis dentro de uma casa, especialmente nos cômodos como a sala de estar, sala de TV, escritório e quartos. Esta luminária é perfeita para levar mais aconchego aos ambientes, tornando-os mais acolhedores, graças a sua luminosidade baixa e amena.

Para quem ama ter momentos de leitura ou fica trabalhando e estudando até muito tarde, os abajures de mesa são ótimas opções. Com ele, você receberá a quantidade ideal de luminosidade para realizar todas as atividades.

Para ainda não errar no modelo na escolha da cúpula para abajur é necessário coordenar a escolha da base com o tamanho da cúpula, já os detalhes do material, cor e design devem combinar com o estilo e a decoração do lugar.

Eles ainda podem incrementar o seu décor, trazendo ar mais ousado para cômodo. O abajur para sala preto ou o abajur de chão rústico são opções excelentes para isso. Ou ir nos clássicos, como abajur de quarto de cerâmica ou abajur moderno.

Onde comprar abajur de cabeceira ou outros?

Na WestwingNow você encontra diversas opções de abajures para escolher o que mais combina com os ambientes da sua casa. Tudo com a vantagem de estarem disponíveis a pronta entrega, para chegar o mais rápido até o seu lar.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.

Confira algumas categorias para levar mais luz até sua casa: